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Curiosidades

Como os artistas de hoje ajudam a entender o trovadorismo

por Brida Rodrigues em 05/08/24 2,1 mil visualizações

Quando ligamos o rádio ou escutamos uma playlist no Spotify, é comum que as músicas mais tocadas sejam sobre o amor.

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Pode ser sobre a saudade, sobre um amor não correspondido ou sobre um romance. O que muita gente não sabe é que o interesse por esse estilo musical é muito antigo e tem origem na Idade Média.

No século XII, essas canções já eram as mais pedidas no movimento literário que ficou conhecido como trovadorismo. Entenda o que é o trovadorismo e veja como ele está presente nas músicas atuais!

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Cantora de sertanejo Marília Mendonça cantando em um dos seus shows

O que é o Trovadorismo?

O Trovadorismo foi um movimento literário e cultural que floresceu na Idade Média, particularmente na Península Ibérica, entre os séculos XII e XIV. Esse movimento está associado ao surgimento da poesia lírica em língua vulgar, sendo um dos primeiros grandes momentos da literatura portuguesa e galega. 

As produções desse período são conhecidas por sua musicalidade, já que os poemas eram geralmente acompanhados por música e interpretados por trovadores, que eram poetas-compositores.

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Neste período, Portugal estava em processo de formação nacional. A europa se recuperava  das grandes invasões e o progresso econômico e cultural estava em reconstrução.

Sem as guerras, era necessário que os cavaleiros encontrassem um novo ofício. E foi por meio das trovas, canções apresentadas à nobreza, que eles se adequaram aos novos tempos.

A devoção que antes era dedicada aos senhores feudais, donos de grandes terras, no trovadorismo foi dedicada às damas da sociedade. Ou seja, o trovador subordinado à sua dama soberana.

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Tipos de cantigas no Trovadorismo

  • Cantigas de Amor

As cantigas de amor são composições líricas do trovadorismo em que o trovador expressa seu amor platônico e idealizado por uma dama de posição social superior. Essas cantigas seguem o modelo do amor cortês, onde o trovador assume uma postura de servidão e devoção à sua amada, que muitas vezes é inatingível. 

A linguagem utilizada é refinada e formal, refletindo a idealização do amor e da figura feminina. O tema central dessas cantigas é o sofrimento amoroso, com o trovador lamentando a distância, a indiferença ou a impossibilidade de seu amor ser correspondido.

  • Cantigas de Amigo

As cantigas de amigo são poemas em que a voz feminina expressa seus sentimentos de amor, saudade ou lamento pela ausência do amado. Embora escritas por homens, essas cantigas adotam a perspectiva feminina, colocando uma mulher jovem como sujeito poético. 

Elas frequentemente fazem referência a elementos da natureza, como rios e campos, servindo como cenário para o lamento amoroso. A linguagem utilizada é mais simples e direta em comparação com as cantigas de amor, refletindo uma expressão mais espontânea e natural dos sentimentos.

  • Cantigas de Escárnio

As cantigas de escárnio são poemas satíricos que criticam ou ridicularizam uma pessoa, grupo social ou situação de maneira indireta e velada. Elas utilizam ironia e ambiguidade, com jogos de palavras e trocadilhos, para transmitir a crítica de forma disfarçada, sem mencionar diretamente o alvo da sátira. Essa forma de composição permite ao trovador criticar comportamentos, figuras públicas ou situações sociais sem se expor diretamente.

  • Cantigas de Maldizer

As cantigas de maldizer também são satíricas, mas diferem das cantigas de escárnio por serem diretas e explícitas nas críticas. Nelas, a linguagem é agressiva e direta, com o alvo da crítica sendo claramente identificado. 

Frequentemente, essas cantigas são usadas como forma de ataque pessoal ou denúncia, focando em comportamentos inadequados ou injustiças sociais. A linguagem contundente e ofensiva é utilizada para evidenciar a crítica, sem a preocupação de mascarar a intenção por trás dos versos.

Exemplos de cantigas trovadoras nas músicas atuais

As canções trovadoras são divididas em:

  1. Satíricas: Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio

  2. Líricas: Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo

Cantigas de Maldizer: sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Há casos em que o nome de uma pessoa poderia aparecer explicitamente. Exemplo: a música do cantou Latino, "Renata".

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu".

Cantigas de Amor: o foco da cantiga é nas qualidades da mulher amada, onde  o trovador se coloca em uma posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. Exemplo: a música da dupla sertaneja Henrique e Juliano, "O céu explica tudo".

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico (voz que expressa a subjetividade do poeta) é um homem, nas cantigas de amigo é uma mulher, embora os escritores sejam homens.

A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado e o tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado. Exemplo: a música da cantora Marília Mendonça, "Ausência".

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Curiosidades sobre o Trovadorismo

O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa e seu marco inicial aconteceu com a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.

O movimento se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.

Quer continuar na imersão desse mundo? Assista ao filme, ou leia o livro "As brumas de Avalon (2001)", que conta a lendária história do Rei Arthur sob a perspectiva das personagens femininas!

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